terça-feira, 1 de junho de 2010

first-ic

1952: engenheiro britânico Geoffrey Dummer introduz o conceito de circuito integrado em uma conferência de tecnologia nos Estados Unidos. O mundo está prestes a mudar.

No coração de todos os dispositivos eletrônicos de hoje - a partir de computadores para sistemas de navegação aérea - é um circuito que pouco mudou de computação e inaugurou a era digital, assim como o motor a vapor ajudou a inaugurar a Revolução Industrial.

O circuito integrado reúne componentes com diferentes funções e os coloca em uma miniatura placa compacta. O crédito para o primeiro exemplo de trabalho foi eventualmente ao engenheiro Jack Kilby da Texas Instruments.

"Com o advento do transistor e os trabalhos em semicondutores em geral, parece agora possível preverequipamentos eletrônicos em um bloco sólido sem fios de ligação", disse ele à platéia da conferência, de acordo com a Electronic Product News". O bloco podem ser constituídas de camadas de isolamento, condução, retificando e ampliando os materiais, as funções electrónicas ser conectado diretamente através do corte de áreas de várias camadas. "

Dummer tentou, sem sucesso para os próximos anos para construir o circuito, até que o Governo britânico desligou o financiamento para seu projeto.

Até então, o trabalho sobre a idéia do IC haviam se mudado para os Estados Unidos. O desafio de criar um IC prático foi que todos os componentes do circuito teve que não têm defeitos. Além disso, não poderia haver muitos fios no interconexões de um circuito complexo, ou então o circuito seria lenta.

Kilby encontrou uma solução no verão de 1958. Sua idéia era fazer todos os componentes e para fora do chip do mesmo bloco de material semicondutor, e uma camada de metal necessário para ligá-los em cima dela.

O primeiro circuito integrado foi bastante cru - tinha apenas um transistor e os outros componentes em uma fatia de germânio. Mas ele mostrou o potencial do IC, que continua hoje para obter mais pequenos e mais complexos.

Apenas alguns meses mais tarde, Robert Noyce, um dos co-fundadores da Fairchild Semiconductor e Intel, resolvidos alguns dos problemas relacionados à interconexão, compartilhamento de crédito com Kilby para o IC prática.

Kilby patenteou o invento e ganhou o prêmio 2000 de Nobel de Física por seu papel na criação do IC.

Dummer morreu em fevereiro de 2002 na idade de 93.

Foto: Primeiro circuito integrado por Jack Kilby, da Texas Instruments, em 1958.
Cortesia Texas Instruments

Nenhum comentário:

Postar um comentário