domingo, 13 de junho de 2010

Carregador automático de bateria

Porque é automático? Porque ele inicia automaticamente o processo de carregamento da bateria quando a tensão cai abaixo de um determinado valor pré-definido e pára após a tensão cresceu acima do valor máximo permitido. A instalação não pode ser mais fácil, basta ligar duas garras jacaré nos terminais da bateria e conecte o dispositivo na rede. Desta forma, ele pode ficar ligado por meses e irá sobrecarregar a bateria nunca. Isso acontece muito, muito útil quando você tem uma scooter ou uma moto real que você não dirigir durante o inverno. Porque todos sabemos o que acontece quando uma bateria não utilizada e especialmente durante o inverno.

akucharger1

Dispositivo consiste de duas partes principais: fonte de alimentação com regulação de tensão e corrente (2 x LM317) e tensão de circuito de controlo com comutação de relé. O procedimento de carregamento quando a tensão cai abaixo de 12.6V, e termina quando chega a 13.8V. Estes valores não são fixos e podem ser ajustadas com o trim-pots. A carga máxima atual também pode ser ajustado com interruptores DIP. Tensão que não é crítica, mas não deve ser inferior a 13.85V para que o processo de carregamento pode parar.

akucharger2

akucharger3

Ele é montado dentro de uma caixa de plástico projeto com três LEDs: verde - ligado, amarelo - cobrança em andamento, vermelho - polaridade da bateria errada (switch + e -).

akucharger4

Para esquemas do circuito, enviar email para leandroramos2004@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário